Governo do Estado lança nova versão do Piauí Digital chamada GOV.PI Empresas

No GOV.PI Empresas, o investidor encontra uma jornada completa de informações, dados e serviços: do registro ao licenciamento de empresas no estado.

Nesta terça-feira (06/06), o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Piauí (Jucepi) e Investe Piauí, lança uma nova versão do Piauí Digital que passa a ser chamada GOV.PI Empresas. O novo portal de registro e licenciamento de empresas integra os serviços digitais de sete órgãos estaduais: Jucepi, Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí).

Segundo a presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, o Piauí Digital foi lançado para implementar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). “A Redesim foi criada em 2007 pelo governo federal para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. No estado, iniciamos a implementação em 2015, mas somente Jucepi, Sefaz, Bombeiros, Receita Federal e 223 municípios integraram-se por meio do sistema Piauí Digital”, explica Alzenir.

O GOV.PI Empresas implementa a Redesim em 100% nos órgãos estaduais e aumenta a oferta de serviços digitais para pessoas e empresas. No caso do Corpo de Bombeiros e Divisa, por exemplo, serão disponibilizados solicitação de vistoria, apresentação de projetos, regularização de empresas e a renovação de licenças totalmente on-line.

Outra diferença do GOV.PI Empresas é a integração dos serviços de órgãos estaduais que não estavam contemplados na Redesim, a exemplo da Adapi e Investe Piauí. A partir de agora, o empresário que utiliza serviços da área da defesa agropecuária poderá solicitar tudo através do novo portal. Já a Investe Piauí é o elo do investidor com o estado, atua fornecendo apoio aos novos empreendimentos, incentivo às exportações e inovação das startups.

Para os empreendedores, uma mudança importante é a regulamentação do baixo risco por meio da lei da liberdade econômica. O novo portal incorpora 745 atividades econômicas de baixo risco dispensadas de licenças, beneficiando milhares de empresas.

Também haverá mudanças para os municípios que antes faziam a consulta prévia de viabilidade de endereço de forma manual no Piauí Digital. No GOV.PI, essa etapa passa a ser automatizada nos 20 maiores municípios do estado, correspondendo a 78% do volume de processos de empresas abertas. É meta da Junta Comercial implementar a automatização da inscrição municipal, garantindo mais agilidade e menos burocracia para o dia a dia das empresas.